sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fascinação



   Lembrei hoje uma coisa que escutei do meu pai há muito tempo. Eu devia ter uns 6/7 anos, estávamos do lado de fora da casa. Nós morávamos em uma granja e o céu sempre parecia mais estrelado e bonito do que o da “cidade”, por mais que a granja ficasse dentro da cidade. Ele estava chorando, e me chamou, olhando para o céu, apontou para uma estrela e disse que se um dia eu me sentisse só ou que ele não estivesse perto de mim eu olhasse para aquela estrela, ela seria ele olhando por mim em todos os momentos mesmo distante. Ele me fez prometer que eu fizesse isso. Eu prometi. Foi um dos momentos mais bonitos e simples que compartilhei com meu pai. Comecei contando está história porque ela é o marco principal do meu fascínio pelas estrelas.
   Por mais que não tenham luz própria, as estrelas são astros que sempre me chamaram atenção. Quando pequena passava horas olhando o céu e as estrelas. Eu sempre fui bastante curiosa em aprender e comecei a pesquisar as constelações e ai veio a concretização do meu fascínio. Porque cada constelação carrega uma história e às vezes mais de uma dependendo do lugar. Dentre elas, as constelações dos signos e as histórias, da mitologia grega sobre elas, são uma das minhas prediletas. Uma delas a de escorpião traz uma constelação a mais na mesma história. A constelação de Orion(a minha predileta) é a história de um grande caçador e amado de Ártemis, deusa ligada a vida selvagem e a caça.Ártemis tinha um irmão gêmeo Apolo que morria de ciúmes da irmã e não aceitava o seu romance com Orion. Apolo armou uma grande armadilha para os dois, certa vez quando se encontravam em uma praia Apolo desafiou Ártemis a atingir, com sua flecha, um ponto negro que indicava no mar e que mal se distinguia. Ártemis nunca negou um desafio, toda vaidosa, prontamente lanço a flecha e atingiu o alvo, que logo desapareceu no mar, substituindo o local que estava por espumas ensaguentadas. Era Orion que ali nadava, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para segui-lo. Ao saber do desastre Ártemis cheia de desespero, conseguiu do pai (Zeus) que a vítima e o escorpião fossem transformados em constelações. Quando a constelação de Orion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar.
   É ou não é fascinante? Fiquei muito chata um tempo, não precisava nem me perguntar, já ia eu mostrando a constelação no céu e contando sua história. Parecia criança pequena quando aprende palavra nova, não consegue parar de repetir. Hoje em dia me encontro numa fase terrestre, mas não perco a oportunidade de ler mais histórias sobre as constelações em diferentes partes do mundo.  
E confesso que ainda espero morrer e virar uma estrela brilhante.

Um comentário:

  1. Que bonito isso que tu passou com teu pai. E pra virar estrela não precisa morrer, basta fazer por onde o tempo todo.

    ResponderExcluir